Minireview - Mutants & Masterminds 3E


Vou ser honesto: não li muito bem a nova edição do M&M. Por ter lido DCA, achei que seria bastante redundante. Mas sim, eu folheei, e não me arrependi disso. As (poucas) alterações que foram feitas basicamente melhoraram quase todos os pontos negativos do DCA.

Para começar, a organização do livro. Da forma como ele está escrito e organizado, um iniciante pode compreender as regras muito facilmente. Por exemplo: o efeito "Damage" (que antes era descrito no capítulo combate, e no DCA passou a ser descrito apenas no capítulo de poderes) agora está escrito em ambos os capítulos, Powers e Action & Adventure (capítulo que descreve as regras mais específicas do sistema, como os Desafios e Conflitos).

A arte desta nova edição está magnífica. Não dá para dizer que se equipara à do DCA, mas se a arte da segunda edição era bonita, a nova a supera em cada mínimo aspecto. Por exemplo, os arquétipos de personagem têm, cada um, um desenho grande e detalhado, num espaço maior do que a edição anterior (o que me lembra que o Artista Marcial parece bastante com o Ryu).

Falando em arquétipos, há mais arquétipos que na edição anterior (15 na atual, 13 na anterior), e alguns estão mais flexíveis. A lista de arquétipos é a que segue:

  • Battlesuit: é a Armadura de Batalha da edição anterior, para personagens como Homem de Ferro e Steel;
  • Construct: representa personagens não vivos, como robôs, mortos-vivos ou fantasmas;
  • Crime Fighter: como o Aventureiro Uniformizado da edição anterior, para personagens bem treinados e sem poderes, como o Batman ou Questão. Mas agora ele é customizado, podendo ser mais orientado para ter um dispositivo simples, ser um sentinela mais parecido com o Demolidor, ou tendo um veículo;
  • Energy Controller: como o Controlador de Energia da edição anterior, representa heróis que dominam alguma forma de energia, à escolha do jogador;
  • Gadgeeter: bastante parecido com o Maquinista da edição anterior;
  • Artista Marcial: ainda focado em vantagens e combate desarmado;
  • Mimic: como o Mímico da edição anterior, mas agora seu poder é um Variable com modificadores;
  • Mystic: como o Místico da edição anterior;
  • Paragon: como o Original da edição anterior;
  • Powerhouse: houve algumas melhoras no Titânico, ganhando dois ataques em área;
  • Psychic: o Psíquico, que agora tem, como opção de customização, o poder de Controle Mental;
  • Speedster: seus poderes agora são todos baseados em Effects da 3ª edição, não sendo mais feitos de poder de sua super-velocidade;
  • Warrior: arquétipo novo. Ele é o mais flexível de todos os arquétipos, podendo representar um guerreiro aquático, super rápido, saltador (na falta de um termo melhor), com super-sentidos ou voador;
  • Weapon Master: como antes, pode ser tanto um arqueiro quanto um especialista em armas corporais. Mas agora tem opções de super-poderes para customizá-lo, como Deflexão, um golpe atordoante, velocidade, "gadgets" (um "cinto de utilidades" de poder variável), fator de cura, arma improvisada à distância, super audição, super visão ou acrobacia urbana. Suas armas também são customizáveis, podendo ser uma balestra (ou arco), adagas (ou facas), uma pistola (ou revólver), espada (qualquer uma, inclusive katana) ou chicote.
Os exemplos de construção de personagem são os mesmos do DCA: Rook e Princess.

Além de todos estes arquétipos, como eu já comentei numa postagem anterior, os Sentinels podem ser baixados gratuitamente do site oficial, e todos eles são personagens de PL 10.

O capítulo de poderes é basicamente o mesmo do DCA: os mesmos efeitos, os mesmos poderes de exemplo. Porém percebi, sutilmente, foi o que o poder Mimic, o mesmo que, ateriormente, reclamei de ter um sobrepreço, teve uma pequena correção: ele possui o Extra Move Action, o que justifica seu custo de 8 pts/rank.

Apesar de ainda ter alguns problemas, como um erro na diagramação do efeito Growth (o seu Behind the Mask foi escrito duas vezes), e apesar de não ter vindo nenhuma ficha de vilão (ao contrário da edição anterior), de uma maneira geral M&M 3E é uma ótima e recomendável compra. 

Para quem já tem o DCA, é redundante, pois, como prometido pela Green Ronin, o sistema é realmente o mesmo. Fora a diagramação, tudo o que está no M&M está no DCA).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Preview: fichas dos três besouros azuis

Em defesa do New School

O que seria de Tormenta M&M