Summon Minion: Por que é tão caro?

Há algum tempo, entrou em pauta no Atomic Think Tank (sempre ele) o motivo do Extra Extra Minions para o efeito Summon Minion ser tão caro (+2 pontos/graduação). Rapidamente, a questão foi respondida por um dos autores do sistema (Jon Leitheusser).

Colocando em outras palavras: Summon é o único poder que permite ao personagem executar várias ações por rodada. Isso é algo que o sistema tenta evitar ao máximo (tanto que não existem poderes para obter mais ações, como Padrão de Tempo Alterado de GURPS ou Rapidez de Vampiro).

Na segunda edição, era fácil você obter um exército de capangas, apenas comprando alguns níveis no feito de poder correspondente. Agora, é quase impossível fazer algo do tipo, porque o custo do poder aumentou demais. Se você quer invocar várias criaturas, pode simplesmente usar a aproximação de invocar um enxame, mais ou menos como o Aquaman.

Mas isso levantou uma pergunta: e se eu quiser mesmo criar um personagem como o Múltiplo, que consegue se multiplicar em vários? Há alguma forma de fazer isso sem "trapacear" o sistema, ou sem ficar mais caro que a build do Superman?

Felizmente, Shadowcaser, um dos usuários do fórum, surgiu com uma solução relativamente simples, porém elegante: em vez de comprar Summon Minion diretamente, dividir o poder nos diversos efeitos que ele causa.

Com vários minions, você pode:

  1. Realizar buscas mais rapidamente
  2. "Enxergar" as coisas em vários lugares ao mesmo tempo
  3. Atacar várias pessoas ao mesmo tempo, ou fazer várias tarefas manuais ao mesmo tempo (como levantar objetos)
Então, ele simplesmente comprou:
  1. Quickness limitado a testes de Investigation
  2. Remote Senses de todos os tipos, simultâneo, perceptível (porque você pode ver as cópias andando por aí) e com Feedback (para representar o dano que elas podem levar)
  3. Move Object com o Extra Damage e Area, e com a falha Feedback, para representar a capacidade dos minions em levantar peso ou atacar em área, ao mesmo tempo em que podem ser atacados no processo.
É provável que haja mais possibilidades a serem feitas, mas todas podem ser realizadas com os efeitos do M&M, e geralmente sem se recorrer a Summon. Mas, caso seja realmente necessário que você invoque alguém diferente de você para fazer alguma tarefa realmente específica, basta usar Esforço Extra.

Comentários

Postar um comentário

Comentem à vontade. Não me responsabilizo por comentários potencialmente ofensivos (mas apagarei se por acaso ver um).

Postagens mais visitadas deste blog

Preview: fichas dos três besouros azuis

Em defesa do New School

O que seria de Tormenta M&M