Tarrasque para M&M


A ideia dessa adaptação foi um tanto inusitada. Na verdade, não gosto muito de basear um blog em adaptações, porque, isoladamente, elas não são muito úteis para uma mesa de jogo (o caso do Instant Superheroes é um tanto à parte, já que ele é útil para ver como uma porção de poderes são construídos).

Mas aconteceu algo para me fazer ter vontade de adaptar essa monstruosidade: estava folheando o M&M 2E, e vi um Extra para o poder Armadilha no mínimo curioso: Engolfar. A descrição de engolfar é clara e precisa, e é perfeita para o conceito de um monstro que engole seu inimigo, mas eu nunca sequer tinha parado para olhar este extra. Sempre me passou batido.

Quando li sobre ele, imediatamente quis aplicar a ideia numa ficha. O monstro que vinha à minha cabeça era sempre o clássico nêmesis de D&D, o Tarrasque. Como Engolfar é um extra que existe apenas na 2E, resolvi, a princípio, adaptá-lo apenas para este sistema. Mas já consegui construir Engolfar para a 3E, resta apenas terminar de adaptar a ficha (postarei alguns daqui a alguns dias).

Para tornar a adaptação mais simples, tomei algumas licenças: mesmo não sendo uma proporcionalidade real, considerei os atributos do Tarrasque praticamente iguais a seus equivalentes em M&M. Dessa forma, o Tarrasque ficou bem forte, mas não tanto quanto o Centurion (herói mais poderoso do cenário oficial da 2E, Freedom City). Me inspirei parte em D&D 4E, parte no SRD.

Não é uma ficha muito cuidadosa. Foi feita apenas para testar o conceito do Engolfar, ao mesmo tempo em que é minha primeira adaptação intersistemas.

Tarrasque - NP 14 (315 pts)


Habilidades (36 pts)
Força 42 (+16), Des 26 (+8), Con 36 (+13)
Int 3 (-4), Sab 18 (+4), Car 7 (-2)

Perícias (10 pts)
Intimidar 16 (+20), Notar 12 (+18), Sobrevivência 12 (+16)

Feitos (27 pts)
Agarrar Intantâneo, Ataque Dominó, Ataque Poderoso, Atropelar Aprimorado, Crítico Aprimorado 2, Foco em Ataque (corpo-a-corpo) 8, Luta Cega, Presença Aterradora 12

Poderes (180 pts)
  • Carapaça: Deflexão 8 (ataques de energia, extras: ação 3 [reação], automático, reflexão), Proteção 6 (Impenetrável 19) - 73 pts
  • Deslocamento subterrâneo: Escavação 1 - 1 pt
  • Engolir oponente: Armadilha 12 (engolfar) ligado a Golpe 8 (Extras: aura, duração 2 [sustentado], Falha: limitado [oponentes engolfados]) - 48 pts
  • Escalar paredes: Super-movimento 2 (escalar paredes) - 4 pts
  • Ignorar Resistências: Dano Penetrante 17 - 17 pts
  • Tamanho Descomunal: Crescimento 12 (permanente, inato) - 37 pts

Combate (38 pts)
Ataques: Corpo-a-corpo +12, Distância +4
Defesa: 19 (desprevenido 15)

Salvamentos (24 pts)
Resistência +19, Fortitude +19, Reflexos +16, Vontade +14



Reparem que, na Carapaça, há um poder de Deflexão. Trata-se da capacidade do Tarrasque de defletir, e algumas vezes até mesmo refletir, ataques energéticos direcionados a ele.

Outro detalhe é o Golpe em Aura em Engolir Oponente. Foi a maneira mais efetiva que encontrei para representar a acidez no estômago no Tarrasque, sem prejudicar suas ações em combate. Se tiverem uma sugestão melhor (e mais barata), agradeceria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Preview: fichas dos três besouros azuis

Em defesa do New School

O que seria de Tormenta M&M