Sobrepreço do Mimic

Peço perdão pela falta de atualizações. Muita coisa vem acontecendo, o que inclusive me fez dar uma parada no RPG. Mas ainda tentarei manter alguma frequência nos posts do blog.


Uma polêmica está acontecendo no Atomic Think Tank (fórum oficial de M&M). Mimic (Imitação de Característica), como está no DCA, está caro demais.


Um Poder Variável custa 7 pontos/graduação. Normalmente, este tipo de poder está associado a algum descritor específico (como "apenas para assumir formas de animais"), mas você pode acessar um conjunto de poderes a qualquer momento, gastando uma Ação Padrão.


Se, por um lado, Mimic não precisa de um descritor específico (você pode copiar os poderes de qualquer personagem), você só pode acessar seus poderes caso tenha contato com esse personagem.


Que motivo, então, justificaria o custo de 8 pontos/graduação de Mimic?


De acordo com a discussão do fórum, nenhum. O que, particularmente, concordo. Mimic deveria ter o custo básico de 7 pontos/graduação.


Além disso, o funcionamento básico de Mimic não está bem explicado: por ser um Poder Variável, você não precisa rolar ataque, nem nada parecido para usá-lo. Seria o equivalente a um poder de Percepção, sem resistência.


Se você quer que seu Mimic exija uma rolagem de ataque à distância para funcionar, é uma limitação que prejudica em aproximadamente 50% da usabilidade do poder. Ou seja, reduz o custo para 6 pontos/graduação.


Para fazer com que exija um ataque corpo-a-corpo, basta adquirir mais uma falha. Ou seja, 5 pontos/graduação.


Independente disso, por mais uma falha de -1 ponto, ele pode se tornar resistível.


Resumindo:


  • Mimic com alcance Percepção, sem direito a rolagem de salvamento: 7 pontos/graduação;
  • Mimic com alcance Percepção, com direito a rolagem de salvamento: 6 pontos/graduação;
  • Mimic com alcance à Distância, sem direito a rolagem de salvamento: 6 pontos/graduação;
  • Mimic com alcance à Distância, com direito a rolagem de salvamento: 5 pontos/graduação;
  • Mimic com alcance Corpo-a-Corpo, sem direito a rolagem de salvamento: 5 pontos/graduação;
  • Mimic com alcance Corpo-a-Corpo, com direito a rolagem de salvamento: 4 pontos/graduação;
Em qualquer caso, o efeito se mantém o mesmo: o jogador pode espalhar até (5*graduação de Mimic) pontos em características do alvo, com um limite em cada característica igual às graduações em Mimic.

A última alternativa parece barata demais?


Considerando que, na maior parte do tempo, o jogador não vai ter nenhum poder, e precisará entrar em combate com alguém para conseguir um... não parece tão barato assim.

ATUALIZAÇÃO: Na errata do DC Adventures, e também no Hero's Handbook da 3E, Mimic aparece com o Extra "Move Action", o que explica seu custo de 8 pontos/rank. O que torna todo esse post... desatualizado.

O RAW já é equilibrado o bastante, então não se preocupem com isso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Preview: fichas dos três besouros azuis

Em defesa do New School

O que seria de Tormenta M&M