Quickstart Character Generator

Nos últimos dias, ouvi muito falar do M&M GM's Kit, o novo Escudo do Mestre (ou GM Screen, em inglês) da 3ª Edição de M&M. Junto com o M&M GM's Kit, vem um novo manual chamado "Quickstart Character Generator" (algo como "Gerador veloz de personagens"), onde você pode criar personagens aleatórios, baseados em 20 arquétipos diferentes, que no fim das contas ficam concisos e mecanicamente bem construídos, além de conter ideias para o background do mesmo.

Como funciona? É bem simples: você rola 1d20, o que vai determinar o arquétipo do seu personagem. Depois, você vai rolando mais dados para definir qual tipo de personagem daquele arquétipo em específico você é. Por exemplo, no arquétipo Velocista você pode ser um jovem herói, como o Wally West, experiente como o Barry Allen ou veterano como o Joe Ciclone; no caso do ser sobrenatural, você pode ser um Vampiro, um Lobisomem ou um Demônio.

As rolagens também determinam suas perícias, suas vantagens e seus poderes, sempre com uma ideia concisa por trás (por exemplo, ser um ex-ladrão, ou um aristocrata), e tudo isso com o seu arquétipo em mente.

Logicamente, você pode, em vez de fazer tudo aleatoriamente, escolher o conceito do personagem e ir decidindo os resultados da rolagem, em vez de deixar tudo na base da aleatoriedade. É uma ferramenta muito útil caso apareça um jogador de última hora sem ficha, que quer jogar. Ou mesmo caso vocês queiram começar uma aventura, mas não querem perder muito tempo com fichas.

Como exemplo do que esse manual é capaz, vou postar um velocista que criei em conjunto com um amigo (@Joshua_Crow, caso queiram encontrá-lo no twitter).

Joshua Random - NP 10 - 150 pts

Abilities (40 pts)
Str 2 Sta 2 Agl 4 Dex 3
Fgt 4 Int 1 Awe 2 Pre 2

Advantages (3 pts)
Interpose, Set-Up, Teamwork

Skills (16 pts)
Deception 10 (+12), Insight 4 (+6), Persuasion 6 (+8), Stealth 6 (+10), Technology 6 (+7)

Powers (77 pts)
Gravity-Defying Runner: Movement 3 (Wall-crawling 2, Water Walking), Limited to While Moving; Quickness 10; Speed 15 - 28 pts
Speedster Stunts: Array (20 pts)

  • Rapid Fire: Selective Ranged Multiattack Damage 4, Accurate 4 - 20 pts
  • Kinect Theft: Ranged Afflition 9 (Resisted by Will; Hindered, Immobile, Paralyzed), Accurate 2 - 1 pt
Hard Target: Enhanced Advantages 6 (Defensive Roll 3, Improved Initiative 3), Enhanced Defenses 22 (Dodge 11, Parry 11) - 28 pts


Defenses (14 pts)
Dodge +15, Parry +15, Fortitude +9, Toughness +5, Will +9

Offenses
Initiative +16
Rapid Fire +11 - Ranged, Selective, Multiattack 4
Kinect Theft +7 - Ranged, Affliction 9
Unarmed +4 - Close, Damage 2


Não foi necessário fazer alteração alguma na ficha. Todas as estatísticas estão exatamente como foram geradas.

Joshua Random é um herói experiente, que já trabalhou em grandes times, como a Eternal League. É uma figura bastante carismática, e adorado pela maioria da população. Porém, quando mais jovem se envolveu em roubos e assaltos; mas agora se esforça para apagar os erros que cometera.

Até mesmo essas informações são dadas pelo QCG. Posso afirmar, com certeza, que esse manual é melhor que o Instant Superheroes da 2E (não que eu vá deixar de adaptá-lo, lógico).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Preview: fichas dos três besouros azuis

Em defesa do New School

O que seria de Tormenta M&M