Poderes em DCA - Time Stop

Como já foi dito, o funcionamento dos poderes em DC Adventures mudou radicalmente, para algo bem mais semelhante a Ultimate Power.

Por isso, alguns poderes que ambos eram bem próprios e específicos, agora são apenas descritores de efeitos, combinados com modificadores (como Raio, que seria o efeito Damage com o Extra Ranged).

Ontem, conversando com um dos meus jogadores, ele disse ter sentido falta do poder "Time Stop", presente no Ultimate Power. O efeito é apenas Paralisia em área, com Reflexos como salvamento, com a desvantagem do usuário do poder não ser capaz de atacar os alvos, mas os alvos que falham na rolagem de salvamento ficam absolutamente paralisados.

Uma possível construção desse poder no DC Adventures é, simplesmente:
Time Stop: Affliction (entranced, stunned, incapacitated) (Selective, Area, resisted by Dodge) 3 pts/rank

Nesse caso, é preciso especificar que o alvo não cai caso fique incapacitado.

Essa solução é interessante por ser relativamente barata, e ainda permitir que qualquer outro personagem que você queira não fiquem paralisados. Porém, nesse caso, todos são livres para atacar os alvos que caíram no golpe. Não é exatamente o que eu estava querendo.

Então pensei numa solução mais pessoal, que se afasta mais do objetivo inicial, mas que consegue retratar bem uma paralisação temporal sem usar graus de sucesso do poder anterior.

Minha ideia (também inspirada no Ultimate Power) foi fazer com que o personagem não estivesse, exatamente, parado no tempo. Apenas num tempo alternativo tão rápido que ele fica imperceptível.

Time Stop: Concealment 10 (all senses) linked to Quickness X* and Speed X*, 20+2*X pts

*Sendo X um rank qualquer.

Acredito que essa solução retrate bem uma paralisação temporal individual, sem abuso por parte de ataques em personagens paralisados, e sem o risco de um alvo ter um grau de sucesso diferente do outro, tornando toda a paralisação temporal estranha. Porém deixa o personagem muito mais difícil de ser detectado.

Cada versão do poder tem suas vantagens e desvantagens. Ainda verei qual funciona melhor em mesa, mas acredito que a segunda aproximação seja mais condizente com meus objetivos (mesmo que seja mais cara).


Editado: outro dos meus jogadores perguntou que efeito seria necessário para simular os objetos "parando" no ar. Então decidi acrescentar Move Object com uma falha "limitado a manter parado", que eu considero uma falha de -2 (já que -1 seria limitado a uma única direção, como em Controle de Gravidade, na 2E), e também com o Extra Sustained (para o usuário do poder não ficar gastando ação padrão para manter tudo como está), além de Close (para que ele tenha o mesmo alcance do Affliction) e Selective (para ele ser seletivo, também)..

Como Affliction e Move Object estão linkados, quando o efeito de Affliction acabar, o de Move Object também acaba (exatamente como deve ser). Ao todo, o poder custaria 5 pts/rank.

O poder ficaria assim, então:
Time Stop: Affliction (entranced, stunned, incapacitated) (Selective, Area, resisted by Dodge) linked to Close Move Object (limited to Keep Stopped, Area, Selective, Sustained) 5 pts/rank

Comentários

  1. Estou começando a não gostar mais de DC Adventure... Ele era um sistema fácil de criar fichas, agora está parecendo Opera...
    Prefiro a 2E!

    ResponderExcluir
  2. Como eu disse no primeiro post, há uma diferença primordial entre os poderes de Opera e os poderes de M&M: Opera se foca em descrições subjetivas de cada poder (Criar gás flamejante, Aquecer gás, arremessar produto final era o que era necessário para criar o poder bola de fogo, o que era complicado de entender, de inventar, e de deixar equilibrado).

    M&M, por outro lado, descreve os efeitos do poder. Se você sabe descrever que efeitos um poder tem sobre os oponentes (se ele paralisa o oponente, se ele causa dano, se ele acelera), você pode descrevê-lo com os efeitos e modificadores. Isso permite uma flexibilidade muito maior em termos de criação de poder, mas sem perder a facilidade de compreensão de uma lista de poderes.

    O Time Stop, por exemplo, levei apenas alguns minutos para pensar. Se eu fosse fazer o mesmo em Opera... eu não saberia fazer, simplesmente.

    Fora que, qualquer coisa, a lista de poderes do Ultimate Power continua servindo de sugestão (lá estão resumidos os efeitos usados na construção dos poderes).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentem à vontade. Não me responsabilizo por comentários potencialmente ofensivos (mas apagarei se por acaso ver um).

Postagens mais visitadas deste blog

Preview: fichas dos três besouros azuis

Em defesa do New School

O que seria de Tormenta M&M