Regras da Casa: Chokehold como Affliction


Desde sempre, Chokehold (na versão em português da 2E, é o feito “Estrangular”), como vantagem, é tremendamente fraca.

Vamos pegar um exemplo padrão: um personagem tem Stamina 2 e Fortitude 10 (que é a média, na 3E). Ele já tem direito a 14 rodadas prendendo a respiração, sem teste algum.

Depois dessas rodadas, ele faz um teste de Fortitude com CD 10, com um aumento de +1 na CD para cada sucesso anterior. Ou seja, os dois primeiros testes têm sucesso automático, então são 16 rodadas.

Então a chance por rodada de ele passar no teste vai diminuindo: 95% na 17a, 90% na 18a, 85% na 19a, 80% na 20a... até ele ter 60% de chances de falhar (vamos considerar 40% como uma chance razoável de falha), já estaremos na 24a rodada. Ou seja: não existe possibilidade de se usar num combate.

Chokehold, da forma como descrita no livro, pode, muito bem, ser um efeito gratuito, já que o benefício que ele dá é absurdamente pequeno.

Porém, caso você queira um efeito de estrangulamento utilizável em combate, e comprável como um talento, é fácil fazê-lo como um Poder Alternativo do dano desarmado (que, por custar um ponto, pode muito bem ser comprado como uma vantagem).

A noção de condições de sufocamento, que vão aumentando conforme o tempo, se encaixa perfeitamente com Affliction. Essa é a forma como eu o construiria:

Chokehold: Concentration, Cumulative Affliction, Instant Recovery, Limited to While Grabbing the target, Resisted by Fortitude (Fatigued, Exhausted, Incapacitated) – 1 pt/rank

O Extra “Concentration” representa a ideia de que não é preciso novos ataques contra o alvo, uma vez que o estrangulamento tenha começado. Cumulativo, porque a condição vai aumentando conforme as rodadas passam. “Instant Recovery” porque, assim que o alvo se solta, ele pode puxar o fôlego novamente e se recuperar ao final da rodada dele. A limitação é óbvia.

Caso seja comprado como vantagem, Chokehold terá graduações iguais ao seu rank em Strength. Ou seja, com Strength 5 e a vantagem Chokehold, você teria o Affliction acima em 5.

Ao mesmo tempo em que é possível derrubar alguém muito mais rapidamente, essa versão de Chokehold dá oportunidade para o alvo se recuperar, mesmo ainda preso (pode entender como aqueles “instantes” em que ele consegue respirar), caso tenha sucesso em algum dos testes.

Não é uma vantagem tão poderosa assim. Mas é equilibrada em relação às outras.

Comentários

  1. Poisé, é ótimo ver tuas observações sobre as regras do M&M 3e e a partir dela já considerar boas alternativas e house rules. Sempre útil.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentem à vontade. Não me responsabilizo por comentários potencialmente ofensivos (mas apagarei se por acaso ver um).

Postagens mais visitadas deste blog

Preview: fichas dos três besouros azuis

Em defesa do New School

O que seria de Tormenta M&M