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Em defesa do New School

Antes de mais nada: desculpem pelo hiato nos posts. Estava viajando, e lá eu não tinha muito tempo de escrever nada. Old School está na moda. Tudo começou com o lançamento de D&D 4E e a ampla "não aceitação" de certos jogadores ao novo sistema. Não se enganem: D&D 4E é, provavelmente, a mais popular versão de D&D já publicada, mas sempre existirão pessoas com nostalgia o bastante para dizer que os velhos tempos eram melhores. O problema é que essas pessoas não têm muita certeza do que defender. Não existe um pensamento único sobre o que seria um sistema "Old School", e com base nesses pensamentos muitas vezes divergentes ou paradoxais diversos retro-clones surgiram, como o representante brasileiro "Old Dragon". Não me entendam mal, eu não tenho nada contra Old School. Não tenho nada sequer contra esse pensamento desorganizado que permeia o conceito. Afinal, conceitos obscuros são amplamente usados no nosso dia-a-dia o tempo todo, como o c...

Resenha: Hero Lab

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Comprei, há algum tempo (menos de um mês), um software de gerenciamento de sistema de RPG chamado Hero Lab , produzido pela Lone Wolf Development , que produz outros softwares para o mesmo nicho dos RPGistas, como jogos de miniaturas ( Army Builder ), jogos de cartas ( Card Vault ), gerenciamento de torneios ( Tournament Ace ), e futuramente um gerenciador de campanhas de RPG ( Realm Works ). Cada um desses softwares possui um demo, com todas as funcionalidades do completo, mas com uma restrição no número de atualizações, e sem a possibilidade de salvar ou imprimir os arquivos editados neles. Essa resenha se limita ao Hero Lab. Primeiro, porque é o único que tenho acesso. Segundo, porque é a única ferramenta de RPG já lançada da Lone Wolf. Terceiro, esse programa tem ferramentas tanto para M&M 2E quanto 3E. Primeiro, o preço: 30 dólares por duas licenças de um único sistema (D&D 4E, World of Darkness, M&M 2E, M&M 3E, Savage Worlds, Call of Cthulhu, entre outros...

A inflação das perícias. Ou, porque eu gosto do custo novo

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Uma reclamação que vejo muito, até mesmo nos fóruns americanos, é do aumento do custo das perícias, que agora estão bem mais caras do que na segunda edição. Não posso discordar disso. Mesmo com a lista de perícias sendo menor, as mais úteis (Intimidation, Perception, Insight, Stealth, Acrobatics) se mantiveram sem se "fundir" com outras perícias, como as outras. Isso indica que, realmente, a média de pontos gastos em perícia, especialmente por personagens focados nelas, aumentou consideravelmente. "Isso é um problema, certo?" a maioria de vocês deve estar se perguntando agora. "É injusto que perícias tenham ficado mais caras. Deveria haver uma diminuição no custo delas". Muita gente compartilha dessa opinião. Inclusive, numa das mesas em que estou jogando, adotou-se a regra de 3 graduações de perícia por ponto. O custo de comprar perícias foi bastante reduzido, e até ficamos algum tempo a mais tentando gastar todos os pontos, sem saber exatamente ...

Vilões para a 3E

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Como eu não queria entulhar meu blog de adaptações, resolvi que uma ótima solução seria mover tudo para um fórum. Agora, se quiserem ver minhas adaptações (que já incluem todos os vilões do livro básico da 2E, convertidos para a 3E), vocês podem ver aqui:  http://spellrpg.net/forum/viewtopic.php?f=12&t=7215 Acho que o formato fórum é melhor para isso, até para ter um index melhor organizado. A ficha postada anteriormente ( Assassino Kung-Fu ) foi atualizada e corrigida. Confiram, dêem sugestões de novas adaptações, e, se quiserem, participem do fórum. É um fórum de gente que realmente entende de RPG, então dúvidas sobre praticamente qualquer sistema podem ser respondidas lá. Além de ter vários tópicos com sugestões para melhorar seu jogo.

Preview: fichas dos três besouros azuis

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(Observação completamente fora do assunto: post número 42! \o/) No último design journals do Heroes & Villains vol I, saíram as três fichas dos três besouros azuis: http://mutantsandmasterminds.com/dc_adventures/2011/03/heroes-villains-design-journal-3-blue-beetle.php http://mutantsandmasterminds.com/dc_adventures/2011/03/heroes-villains-design-journal-3-blue-beetle-part-ii.php Achei legal que eles lembraram até mesmo do Besouro Azul original, Dan Garrett! Dan Garrett raramente é lembrado, mesmo por fãs de quadrinhos. Acredito que isso aconteça porque ele raramente é mencionado, especialmente considerando a quantidade de semelhanças com Dan Garret , o Besouro Azul de domínio público (sim, o 't' a menos faz toda a diferença - os poderes de ambos são diferentes, também). Outra coisa interessante é que Jamie Rays é um personagem de NP 10 e 150 pontos. A quantidade perfeita para um personagem iniciante. Será que outros personagens do Heroes & Villains seguirão ...

Fantasia Medieval - Como recompensar com Itens Mágicos

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Esse é o primeiro post de uma série abordando como mestrar Fantasia Medieval em M&M, usando apenas os materiais disponíveis em português. Acho pouco provável que eu vá recorrer a algum além do Livro Básico, mas se precisar, me esforçarei para usar o Manual do Malfeitor ou o Livro da Magia. Não pretendo aqui "adaptar D&D para M&M", e sim definir como o gênero da Fantasia Medieval funcionaria em M&M. Não darei dicas de como tornar o jogo mais parecido com D&D. Acredito que, se tiverem interesse em jogar Fantasia Medieval com o estilo o mais próximo de D&D possível... vocês podem jogar o mesmo. Se eu adaptar alguma mecânica de D&D para M&M, não será para imitar o efeito de um jogo para o outro, mas sim reproduzir o conceito (em outras palavras: reproduzir o fluff de D&D para o crunch de M&M, e não copiar o crunch de D&D). Este post abordará um assunto que já vi ser polemizado, apesar de ser relativamente simples de resolver....

Regras da Casa: Chokehold como Affliction

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Desde sempre, Chokehold (na versão em português da 2E, é o feito “Estrangular”), como vantagem, é tremendamente fraca. Vamos pegar um exemplo padrão: um personagem tem Stamina 2 e Fortitude 10 (que é a média, na 3E). Ele já tem direito a 14 rodadas prendendo a respiração, sem teste algum. Depois dessas rodadas, ele faz um teste de Fortitude com CD 10, com um aumento de +1 na CD para cada sucesso anterior. Ou seja, os dois primeiros testes têm sucesso automático, então são 16 rodadas. Então a chance por rodada de ele passar no teste vai diminuindo: 95% na 17a, 90% na 18a, 85% na 19a, 80% na 20a... até ele ter 60% de chances de falhar (vamos considerar 40% como uma chance razoável de falha), já estaremos na 24a rodada. Ou seja: não existe possibilidade de se usar num combate. Chokehold, da forma como descrita no livro, pode, muito bem, ser um efeito gratuito, já que o benefício que ele dá é absurdamente pequeno. Porém, caso você queira um efeito de estrangulamento utilizável...