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Atraso no Heroes & Villains

DC Adventures não tem recebido atualizações oficiais há algum tempo. É uma notícia triste, porém verdadeira. Mas, finalmente, a Green Ronin acabou de anunciar a causa disso: problemas internos na empresa, e também mudanças na própria DC. Devido a esses problemas, o suplemento Heroes & Villains vol. I (que será uma lista de fichas dos personagens mais diversos do Universo DC, incluindo alguns obscuros) foi adiado. Felizmente, como tudo foi, aparentemente, resolvido, o livro está a caminho da produção. Além disso, uma errata oficial do Heroes Handbook deverá sair nas próximas semanas. Não foi dito, porém, se constarão na errata atualizações de possíveis desequilíbrios ou falhas mecânicos (como as erratas de D&D 4E da Wizards of the Coast), ou se serão apenas correções, como o padrão.

Recuo para DCA

Paragon, um usuário do Atomic Think Tank, criou um  tópico  com uma regra caseira de Recuo para DCA. Vou traduzir, mas evitando traduzir os termos novos de jogo (porque eles ainda não têm tradução oficial), e usando as traduções oficiais nos antigos. É possível até usar como regras alternativas de Recuo na 2E, se quiser. O Básico: Recuo é um efeito opcional de um acerto crítico. Isso não significa que ele usa qualquer opções do acerto crítico normal (você pode continuar adicionando 5 ao dano, ou fazer qualquer outro resultado normal do crítico). Eu me refiro a isso como opcional porque o atacante tem a escolha de usar o Recuo ou não (para evitar situações em que esta regra significaria que um crítico é maléfico para a pessoa que o rolou, como um atacante corpo-a-corpo com pouca mobilidade, por exemplo). Recuo só é possível usando-se ataques salvos por Resistência (que, na 3E, parece ser apenas Damage). Para determinar o Recuo, pegue o dano do ataque (incluindo o b...

Comendo vacas sagradas

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"Vacas sagradas" é um termo que representam regras tão amplamente usadas que ninguém se dá conta de que elas podem não ser imprescindíveis. São tão divulgadas, que imaginar como seria um sistema de RPG sem elas acaba ficando estranho. Inclusive, quando algum sistema "come" essas vacas sagradas, a primeira coisa que surge são críticas à nova forma como as coisas são feitas. Apesar de muitas vezes serem, realmente, úteis, o vaca-sagradismo prejudica a evolução do RPG e experimentações novas de regras, sejam na forma de combinações inesperadas, mudanças sutis, ou guinadas mais radicais. Os RPGs indies, geralmente, são os primeiros a ignorarem regras pré-estabelecidas. Alguns, como freemarket , têm regras tão diferentes que fica até difícil enquadrar em qualquer gênero. E os jogos indie têm que agradar o público de alguma forma, e a única maneira de se sobressair é fazendo diferente. Porém, devido à falta de recursos, ou talvez de experiência, geralmente esses jogos ...

Conflitos não-combativos

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Mecha & Manga, provavelmente, é o terceiro melhor suplemento da 2ª Edição de M&M, perdendo apenas para o Manual do Malfeitor e Ultimate Power. Mas não se engane: o título é de respeito não por conseguir traduzir o universo do mangá/animê para RPG de forma melhor até mesmo do que alguns sistemas que se propõem a isso (como 3D&T), e sim porque ele trouxe novas regras úteis para todos os gêneros, como mechas (que podem ser úteis, também, para pilotagem de naves), maior detalhamento de artes marciais e, aquilo que será tratado nesse post, conflitos. Não vou explicar com detalhes a mecânica de conflitos. Na prática, é bastante simples: você substitui ataque, defesa, dano, resistência e "tamanho" por habilidades equivalentes no conflito. Num conflito social, por exemplo: O ataque seria a perícia social usada para "convencer" o alvo (como Diplomacia, Blefar ou Intimidar) O dano seria a perícia mais relacionada à forma como o argumento é dado (uma perícia de ...

DCA em mãos

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Apenas um post curto, para dizer que meu DCA finalmente chegou em mãos. O livro é mais bonito que eu esperava, a qualidade do papel é ótima, as ilustrações são vivas e marcantes, a diagramação funciona muito bem. Percebi alguns detalhes ao lê-lo (acho mais fácil ler impresso do que no computador): Presence é considerado desequilibrado em relação a outros atributos pela ausência de uma perícia, mas isso pode se resolver caso algumas versões de Expertise usem Presence (como Performance, por exemplo). Assim, a quantidade de perícias iguala com Intellect, igualando a utilidade dos atributos. Li melhor as complicações e vi o quão abrangentes são. É possível criar complicações próprias, claro, mas o livro já vem com MUITAS ideias. Fora que descobri que Clark Kent tem um nome do meio. Sim, o nome dele é Clark Joseph Kent. Jamais imaginaria. Acredito que essa tenha sido uma das minhas melhores compras de RPG nos últimos anos.

O que seria de Tormenta M&M

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Tormenta não é o assunto do meu blog, nem será. Para ser sincero, não gosto do cenário; não tenho nada contra quem gosta, mas não gosto de diversos elementos. Elementos o suficiente para tornar insustentável uma campanha, para mim. Mas esse não é o mérito da questão que deixo em jogo. Tormenta RPG foi lançado esse ano, e foi um sucesso de crítica por entre os blogs afora, apesar de eu discordar da maioria das resenhas. O fato é que o sistema foi feito sem cuidado, sem playtest (e ainda acho incrível que algumas pessoas apóiem essa medida), e acabou desequilibrado e quebrado numa porção de aspectos (que não deixarei aqui, se quiserem dar uma olhada nisso, sugiro a  resenha da Spell ). Essas são as razões principais por eu começar a pensar que a Editora Jambô, que publica M&M e Tormenta RPG nacionalmente, teria tomado uma decisão melhor caso decidisse lançar Tormenta M&M , em vez do sistema novo baseado em D&D 3.X que está no mercado. Porém, não são as únicas. A Jambô...

Olhos do Céu - O grupo Olhos do Céu

Desculpem o atraso na postagem. Estive fazendo provas na faculdade, e não pude atualizar o blog nesse meio tempo. Como já foi dito, a Olhos do Céu é uma organização de super-heróis fundada pelo Forjador, com o intuito de ter uma força alternativa aos Vigilantes da Terra, que pareciam estar se tornando perigosos demais. História Os Vigilantes, ao contrário do que o nome pode insinuar, é um grupo bastante politizado. O antigo bloco econômico do Mercosul, graças à atuação dos superhumanos (que são encontrados em maior concentração no Brasil, por motivos ainda incertos), se tornou uma única e poderosa nação, a "Sulamérica". Os Vigilantes funcionam como a polícia superheróica do país, impondo ordem ao que poderia ser um conjunto de seres superpoderosos caóticos. Porém, por estarem atrelados ao governo, começaram a realizar missões não relacionadas a superseres, de cunho mais político, o que, entre outras coisas, acabou formando a nação da Sulamérica em um espaço de tempo re...