Fantasia Medieval - Perícias

Perícias. Essa deve ser uma das coisas que mais diferenciam uma campanha padrão de M&M e uma campanha de Fantasia Medieval comum. As perícias de M&M foram feitas para supers, afinal de contas. Feitos também exigem um cuidado especial, visto que personagens sem poderes são mais comuns, então mais feitos podem ser necessários.
A perícia Ofícios continua sendo útil
Obviamente, a perícia Ofícios continua sendo útil
Algumas perícias precisam ser eliminadas (ou, pelo menos, ser reservadas para NPCs ou cenários específicos) para que tudo possa ficar equilibrado. Então, ao criar um personagem de Fantasia Medieval, ignore as seguintes perícias:
  1. Conhecimento (tecnológico)
  2. Computadores
  3. Dirigir
  4. Pilotar
Para compensar a perda das perícias Conhecimento (tecnológico) e Computadores, adiciona-se a perícia Navegação (Int), com uso apenas treinado. Em um post futuro, dou detalhes sobre a perícia. Quanto à perda de Dirigir e Pilotar, fazendo algumas contas, percebi que comprar Destreza continua mais barato do que comprar todas as características separadas dela. Então, não é necessário adicionar nenhuma perícia.
E, obviamente, Navegação é útil em campanhas de piratas
Além de tudo, Navegação sempre é útil para uma campanha de piratas
Sim, isso é tudo o que é necessário alterar nas Perícias. De resto, basta um pouco de bom senso para saber o que se deve ou não fazer.
No próximo post da série, vou falar sobre feitos e equipamentos num universo de Fantasia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Preview: fichas dos três besouros azuis

Em defesa do New School

O que seria de Tormenta M&M