Sinto muito, mas GURPS não é bom


E AÍ! Meu interesse por RPG ressuscitou depois desses anos todos, e voltei a devorar livros, então possivelmente esse blog vai voltar. Próximos tempos vou falar um pouco de Fate, GURPS, talvez ainda fale de M&M, e tô lendo Hero System.

E vai voltar com um assunto que eu queria deixar como morto e enterrado, porque geralmente é feito como uma crítica vazia e sem sentido: GURPS não é bom e é muito complicado (SEMPRE tem alguém pra trazer a maldita regra de cavar buraco nessas horas, mas eu prometo que não vou fazer esse argumento).

Claro que nem de longe é um sistema 100% imbecil, e tem seus méritos. Eu gostei muito do suplemento Thaumatology, e acho que 100% usaria GURPS ao invés de Storyteller numa campanha de Mundo das Trevas (inclusive devo fazer uma postagem futura sobre Thaumatology, que permite emular Mago: A Ascensão).

Quero também deixar claro que NÃO QUERO condenar o sistema por ter muitas regras opcionais. Vou criticar SOMENTE o que estiver no livro básico que não está explicitamente demarcado como regra opcional.

Mas vamos parar de conversa e ir logo aos problemas.

1 Muitas regras especiais

De longe esse é o maior problema do GURPS. Tudo o que ele introduz é uma "regra especial", ao invés de se aproveitar de fundações já existentes.

Quer calcular quanto o personagem aguenta carregar? Tem um cálculo. Quanto ele mede? Outro cálculo. Quão longe ele arremessa? Um terceiro cálculo. Velocidade? Quarto cálculo. Pra vias de comparação, M&M usa uma única tabela pra essas 4 coisas, e funciona bem.

Não existem generalizações de regras. Cada situação nova apresentada segue uma lógica nova, e os jogadores são obrigados a sempre consultarem o livro quando precisarem fazer qualquer coisa nova.

2 Foco na descrição, não efeitos

Quem é meu leitor já das antigas sabe o quanto eu gosto disso no M&M. O que não é importante pras regras ele define como descrição, e o que afeta as regras é coberto pelos diversos efeitos. Isso vem do Hero System/Champions, um sistema MAIS antigo que o GURPS (1981 vs 1986) mas que já tinha esse conceito. Não tem como defender GURPS nesse caso.

Você tem uma vantagem pra ataque natural, outra pra garras, outra pra presas…

Sim. É sério.

3 Sistema de combate

O sistema de combate é ótimo pra quem curte miniaturas porque permite muita decisão tática, mas deixa eu tentar resumir aqui:
  • O jogador atacante rola 3d6 vs NH do ataque, se acertar…
  • O jogador defensor rola 3d6 vs NH da defesa ativa que ele escolher (CASO POSSÍVEL - algumas circunstâncias, como ter executado um ataque total, impedem o defensor de se defender. Também há circunstâncias em que é possível usar uma defesa ativa mas não outra). Se falhar…
  • O jogador atacante rola os dados de dano e subtrai da RD do defensor. O dano restante é multiplicado por um valor dependendo do tipo de dano:
    • Pouco perfurante (pa-): x0,5
    • Queimadura (queim), corrosão (cor), contusão (cont), fadiga (fad), toxina (tox), e perfurante (pa): x1
    • Corte (corte) e muito perfurante (pa+): x1,5
    • Perfuração (perf) e extremamente perfurante (pa++): x2
  • O dano total entra como penalidade na próxima ação do personagem, exceto defesas (limite de -4 de penalidade).
  • Se o dano for mais que metade que o PV máximo do defensor, ele precisa fazer um teste de HT. Se fracassar, fica atordoado (e cai no chão). Se fracassar por 5+ ou por falha crítica, ele perde a consciência.
  • Finalmente, desconte os pontos de vida do oponente
O pior disso é que, ao contrário do M&M (ou Fate), esse sistema SÓ É usável pra combate, porque… é específico demais pra situações de combate.

Eu não nego que possa ser divertido às vezes rolar combate extremamente tático assim, mas o que eu disse aí em cima é um RESUMO das REGRAS BÁSICAS de combate. Não cheguei a passar nem perto de falar sobre miniaturas.

4 Conclusão

Eu tô um pouco decepcionado com GURPS, porque uma das melhores campanhas que já narrei foi nele. Mas não vou condenar totalmente o sistema, e até tô querendo narrar uma campanha de Mago: A Ascensão nele. Futuramente eu devo fazer alguns artigos de GURPS sob uma ótica mais positiva.

Contudo, DEFINITIVAMENTE, não vai ser meu sistema principal.

Próxima postagem espero falar (bem) de Fate Acelerado e Fate Básico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Preview: fichas dos três besouros azuis

Em defesa do New School

O que seria de Tormenta M&M